15/05/13

Infância, memórias


A infância é, sem dúvida alguma, a fase mais bonita da vida de qualquer pessoa. Não existem preocupações ou quaisquer complicações, existem sim inúmeras brincadeiras e uma felicidade imensa. São imensas as memórias que guardo daqueles tempos. Fui, de facto, uma criança muito feliz! Tive uma infância recheada, recheada de amor, carinho, afecto, muita brincadeira, sorrisos e joelhos esmurrados, mas acima de tudo, uma infância repleta de felicidade. Lembro-me como se fosse ontem, das brincadeiras que tinha na rua. Sim, a minha infância ainda foi passada na rua, ao ar livre e não fechada em casa em frente ao computador ou à televisão como se vê hoje em dia. Recordo-me de jogar à bola e à ‘macaca’ que, com todo o cuidado, desenhava na estrada, de jogar ao ‘mata’, às escondidas, à apanhada, aos ‘polícias e ladrões’, de saltar à corda,... Lembro-me também de ter começado a andar de bicicleta, das partidas que pregava e de todas as asneiras típicas da idade. Parte da minha infância foi também passada aqui, no Luxemburgo. E esta foi bem diferente daquela que já tinha vivido em Portugal. A liberdade era menor, os amigos eram outros e as brincadeiras também. Recordo-me que era muito impaciente em relação à viagem até Portugal. Passava a viagem a perguntar ao pai se ainda faltava muito para chegarmos a Portugal. Quando chegávamos a França, tinha a sensação que estávamos sempre no mesmo sítio, sempre que perguntava ao pai onde estávamos  ele dizia que era França, acho que não entendia muito bem o porquê de demorarmos tanto tempo a passá-la e ficava sempre ‘meia chateada’ por a resposta ser sempre “França”. Ao fim de algumas horas lá chegávamos a Portugal e, aí, a alegria era imensa. Já não parava  só perguntava se ainda faltava muito para chegarmos a casa, afinal era isso que interessava. Quando finalmente chegávamos  pairava uma enorme felicidade no ar. Era a recompensa de uma longa e cansativa viagem. A família estava ansiosa à nossa espera e mal nos viam a abrir a porta, desatavam a chorar, tal era a felicidade. Nunca percebi muito bem o porquê de chorarem, para mim chorar era só quando estávamos tristes e aquele momento era suposto ser um momento de felicidade, no qual, ao fim de um ano, nos voltávamos a ver. Mais tarde percebi que as lágrimas nem sempre são sinónimo de tristeza e que naquele momento, eram lágrimas de felicidade, por podermos de novo estar todos juntos. Era o mês mais divertido do ano, onde se voltavam a reencontrar os amigos, a família e se repetiam todas as brincadeiras, tal como fazíamos todos os dias antes de vir para o Luxemburgo. A diversão era garantida e no final do mês, quando as férias chegavam ao fim, chegava aquilo que menos gostava (coisa que ainda hoje se mantém), as despedidas. Era o pior daquele mês, era ali ‘o ponto final’. Mais um ano passaria, para que pudesse regressar e todos os anos a ansiedade era e é a mesma! 






20 comentários:

  1. A infancia é algo que nos deixa sempre saudades **

    ResponderEliminar
  2. Tu também querida, sempre que precisares <3

    ResponderEliminar
  3. concordo inteiramente contigo querida!

    ResponderEliminar
  4. dá um aperto no coração não podermos voltar para trás :c

    ResponderEliminar
  5. infância, infância, porque razao nao te aproveitar tanto como deveria?! tenho saudades de ser apenas umas crianc,a inocente!

    ResponderEliminar
  6. É como eu querida. Gosto muito de ler mas tem de ser aquilo que eu gosto e escolho :)

    ResponderEliminar
  7. é mesmo , é a melhor fase de toda a vida :D

    ResponderEliminar
  8. Oh, não tens nada que agradecer princesa <3

    ResponderEliminar
  9. obrigada meu bem <3
    eu vou ficar bem .. vou tentar pelo menos. e tu como estás ?

    ResponderEliminar
  10. muito obrigada pelo teu comentário princesinha
    também gostei disto aqui, a infância deixa-nos um gostinho a saudade, não é? mas o olhar é para a frente, porque mesmo não esquecendo o que fica para trás, é sempre tempo de criar novas recordações
    beijinho

    ResponderEliminar
  11. como tu princesa <3

    ResponderEliminar
  12. tu é que és princesa <3

    ResponderEliminar
  13. assim está bom minha princesa <3

    ResponderEliminar
  14. eu também ficarei bem princesa <3

    ResponderEliminar
  15. O da Firmoo? Sim é querida :) Tens até às 23:59h para participar*

    ResponderEliminar
  16. Como tu linda *-*
    Vou andando e tu? <3

    ResponderEliminar
  17. Eu fico princesa <3

    ResponderEliminar

Voltar ao Topo da página
Powered By Blogger | Design by Patrícia Caetano